Exames

Medicina Diagnóstica

Laboratório Clínico

O Laboratório de Patologia Clínica é uma das especialidades veterinárias de fundamental importância na clínica médica. Auxilia o médico veterinário a diagnosticar inúmeras doenças em variadas espécies como cães, gatos, bovinos, eqüinos e animais silvestres através de diferentes tipos de amostra (sangue, urina, fezes, pele, pêlos...).

O Laboratório Clínico é composto por vários departamentos, sendo eles: Hematologia (hemograma), Bioquímica (glicemia, colesterol, triglicérides...), Urinálise (Urina tipo I), Microbiologia (bactérias e fungos) Parasitologia (exame de fezes), Genética Molecular (PCR), Imunologia (Toxoplasmose, Cinomose, FIV FELV, Leptospirose...), Anatomia Patológica (necrópsia, diagnóstico de tumores), Testes Alérgicos e Toxicologia (identificação de agentes tóxicos).

Cada departamento é composto por uma equipe multidisciplinar de médicos veterinários especializados e submete-se a rígidos controles de qualidade garantindo resultados exatos e seguros. O laboratório também oferece o serviço de coleta que é realizado exclusivamente por médicos veterinários a partir de um preparo específico para cada exame a ser realizado, desta maneira excluindo a possibilidade de agentes que possam interferir na qualidade da análise e resultado. Os exames são realizados exclusivamente a partir do encaminhamento do médico veterinário responsável pelo paciente.

Os médicos veterinários atuantes nesta especialidade são aptos a realizar coletas, análises, interpretação e assessoria em laudos aos nossos clientes veterinários.

Exames Cardiológicos

Eletrocardiograma

Utilizado na rotina como avaliação pré anestésica e para diagnósticos de distúrbios no ritmo cardíaco (arritmia). Sendo seu principal objetivo a avaliação do ritmo cardíaco.       


Ecodopplercardiograma

Utilizado na rotina como avaliação pré anestésica e para diagnóstico de patologias ligadas a hemodinâmica e anatomia cardíacas, sendo elas congênitas (persistência do ducto arterioso, estenose de pulmonar, estenose aórtica entre outras) ou adiquiridas (valvopatias, hipertensão arterial sistêmica, dilatação de câmaras cardíacas). Considerado exame de escolha quando há no exame físico o SOPRO.


Holter (Monitorização 24 Horas)


Cada vez mais comum na rotina, o Holter é um escolha pós diagnóstico de arritmias cardíacas.



Pressão Arterial Sistêmica

Avaliação da pressão arterial para inúmeras patologias que auxilia no tratamento e prognostico dos pacientes.


Procedimentos

Pericardiocentese, Toracocentese e Abdominocentese.

Exames por Imagem

Raio-X

É considerado um exame não invasivo, que auxilia no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de várias doenças. É utilizado com frequência como método inicial na avaliação de várias patologias pois permite a análise anatômica das estruturas desejadas. É um exame de rápida execução e que permite indicações para condutas terapêuticas.

principais indicações: Fraturas e tumores ósseos, distúrbios de crescimento e postural, estudo geral de articulações e artrose, edema e metástase pulmonar, contagem de fetos, derrames pleurais, alterações traqueais, pneumonias, densificações em cavidades nasais e seios frontais. É conveniente que a requisição do exame venha acompanhada da suspeita clínica e região de interesse especificada.



Ultrassonografia

A Ultrassonografia é uma ferramenta diagnóstica não invasiva, utilizada para avaliação de alterações dos órgãos internos do paciente. Em adição, a ultrassonografia pode guiar a coleta de líquidos corporais (centeses), Células (aspirados) e amostras de tecidos alterados (biópsias) para posterior análise citológica ou histológica. Na rotina de exames abdominais inclui-se a exploração geral dos órgãos da cavidade. porém, para um melhor direcionamento do estudo é conveniente que a requisição do exame venha acompanhada de dados importantes de anamnese, sintomas e suspeita clínica.

principais indicações: Distinção abdominal, presença de massa abdominal ou aumento de órgãos à palpação, pesquisa de metástase em órgão abdominais, pesquisa de corpo estranho e suspeita de processo obstrutivo em trato gastro-intestinal, hematúria, disúria, anúria ou piúria incluindo urolitíases radiolucentes, secreção vaginal, cio frequente, avaliação prostática e testicular.



Tomografia Computadorizada

É um exame diagnóstico não invasivo e altamente confiável, no qual a imagem é formada livre de sobreposição de estruturas adjacentes e que pode ser produzida em três planos (transversal, dorsal e sagital). É, portanto, um método de diagnóstico que produz cortes de uma região do corpo do animal, através de raios X e computadores, com a vantagem sobre a radiografia convencional de apresentar grande sensibilidade em diferenciar pequenas atenuações dos raios X .

principais indicações: Convulsões, traumas agudos em sistema nervoso central, investigação do ouvido médio, bula timpânica, afecções em coluna vertebral como discopatia e alterações ósseas, radiodensidade hepática, pâncreas, rins e demais órgãos parenquimatosos, seios nasais e frontais (sinusites), investigação do sistema respiratório (pulmões).

De Olho no Bicho ©2014: Todos os direitos reservados.